Saiba como mensurar a produtividade da sua fábrica

04 de novembro de 2019
Um dos objetivos para implantação de qualquer sistema que vise o controle do chão de fábrica é o aumento da produtividade.

Um dos objetivos para implantação de qualquer sistema que vise o controle do chão de fábrica é o aumento da produtividade.

E para isso, definir o que significa produtividade é fundamental para obter noção de onde se está indo. De forma simples, é a relação entre a produção e os recursos utilizados para produzir determinado produto.

A produtividade é um meio que promove a capacidade única de aumentar a produção, com os mesmos recursos disponíveis, seja para um negócio de alto crescimento bem como menor, esse pode ser o elemento-chave para ganhar escala.

Sendo assim, os recursos produtivos são as pessoas, máquinas ou até mesmo os materiais utilizados na produção. Dependendo do recurso, podemos escolher vários tipos de relação para calcular a produtividade, como:

Matéria prima – Perdas no processo produtivo;

Pessoas – Velocidade na produção;

Máquinas – Disponibilidade para uso.

Além disso, outro excelente indicador de eficiência e produtividade, pode ser a análise do chão de fábrica. Por mais estranho que isso seja, é um indicador de que algo está errado e acontecendo de forma prejudicial para a empresa.

Em muitas companhias é possível encontrar lixo no chão decorrentes de um problema no empilhamento das mercadorias. Existe também o caso de indústrias que chegam a desperdiçar um terço da matéria prima porque a madeira do fornecedor não vem cortada no tamanho certo, sendo necessário eliminar as rebarbas para produzir o material.

Portanto, a partir de análises assim, é possível resultar em um conceito ou objetivo mais elaborado para que todos os processos logísticos de uma empresa, tenham os seus resultados pautados na qualidade.

Diminuindo perdas, aumentando a velocidade de produção e melhora da utilização da capacidade de todo o conjunto que se faz uma empresa.

Você está à procura de melhorias dentro da sua empresa? Conheça a FAREMAC.

Produzimos máquinas para ensaios mecânicos, otimização de processos e produtos de série, todas as nossas produções possuem as especificações exigidas por lei. Prezamos também pela questão ambiental, oferecendo um trabalho sempre pautado nos recursos naturais e preservação da natureza.

Dedicação a cada projeto, trabalho em equipe ligados à qualidade, inovação e criatividade, fazem com que estes equipamentos sejam reconhecidos por apresentarem aos clientes soluções alternativas, visando a otimização dos processos.

Além disso, desenvolvemos novas máquinas e projetos, de acordo com a necessidade de cada cliente!

Ficou interessado? Acesse ao site e conheça sobre nossos produtos:

http://www.faremac.com.br/produtos

Entre em contato e conheça o que podemos oferecer a você.

(54) 3292-5444 | faremac@faremac.com.br

Rua Hilário Fontana, 333, B. Granja União | Flores da Cunha – Rio Grande do Sul

Voltar