Os impactos positivos das máquinas industriais no seu negócio

08 de junho de 2020
Além de benefícios tecnológicos, a modernização das indústrias reduz custos.
Atualmente, as indústrias têm adotado máquinas industriais mais modernizadas e tecnológicas, para aprimorar e otimizar os processos de um determinado produto. Isso faz parte da indústria 4.0, a revolução nas empresas com a modernização de máquinas e soluções. Referente a isso, no texto a seguir vamos descrever o que é a indústria 4.0 e mostrar o seu lado positivo. Confira!
 
Indústria 4.0 
O termo é um conceito que engloba a automação e tecnologia da informação, além das principais inovações nesses campos. Aplicado ao conceito de manufatura – a transformação de matérias-primas em produtos de valor agregado. A palavra manufatura, junção das palavras “mão” e “acabamento” em latim, designava um trabalho artesanal, feito à mão.
 
O que acontece, hoje em dia, é que a indústria já não é mais compatível com a ideia de fazer as coisas de forma manual. A robótica, com sistemas previamente programados para que os equipamentos desempenham determinadas funções sozinhos, está tomando conta desse processo. 
 
Aí entra a indústria 4.0, onde traz um salto tecnológico ao elevar essa automação à máxima potência, permitindo robôs desempenharem funções cada vez mais complexas. Não apenas processos operacionais, mas também de tarefas que pensávamos serem exclusivas do ser humano.
 
Algoritmos permitem que as máquinas analisem dados em uma velocidade que um humano não conseguiria em uma vida inteira.
 
Enfim, podemos dizer que a indústria 4.0 é a realidade na qual a tecnologia industrial está cada vez mais eficiente: mais inteligente, mais rápida e mais precisa.
 
Pontos Positivos
Ao investir na modernização dos processos industriais, as indústrias terão uma grande redução nos custos de produção. Mas para isso acontecer, é necessário um detalhado planejamento, pois as máquinas mudam todos os processos e também o organograma da companhia.
 
É a oportunidade para ter menos profissionais com uma função operacional e mais com tarefas estratégicas. Desenvolver essa cultura organizacional de valorização da estratégia, é possível aproveitar ainda mais os pontos positivos da indústria 4.0.
 
Com máquinas inteligentes, é possível ter uma produção muito mais flexível. Deste modo, a indústria, ao identificar demandas e tendências do mercado, poderá agir com muita velocidade para colocar um novo produto na rua.
 
E é assim que a Faremac trabalha! Buscamos inovações com otimizações de processos, ensaios mecânicos e produtos de série, tudo para fazer a sua indústria entrar na quarta revolução industrial, visando a tecnologia e modernização.
 
A Faremac possui a melhor linha de máquinas de indústrias, sempre buscando a excelência e qualidade para a sua empresa.
 
Faça parte dessa história, permita que ajudemos a sua empresa percorrer o caminho do sucesso.
 
Entre em contato e conheça o que podemos proporcionar a você.
 
(54) 3292-5444 | faremac@faremac.com.br
Rua Hilário Fontana, 333, B. Granja União | Flores da Cunha – Rio Grande do Sul.
Voltar