O que podemos esperar da indústria após a Pandemia?

02 de julho de 2020
Temáticas como indústria 4.0 e Internet das Coisas eram os grandes destaques e estavam gerando uma crescente positiva para o país brasileiro.
Não que estes assuntos não farão mais sentindo, mas já não é mais surpresa que mais de 30% das empresas em todos os setores do Brasil perceberam que estão sofrendo algum tipo de impacto por conta da nova Pandemia, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
 
Antes disso tudo chegar e mudar completamente o cenário da indústria e outros setores, estávamos experimentando diversas transformações no mundo da produção e dos negócios. 
 
Assim, a indústria 4.0 estava avançando cada vez mais rápido e as expectativas eram de que a convergência de tecnologias iria provocar grandes impactos na sociedade.
 
Como já sabemos, a indústria 4.0 aborda consigo a fusão do mundo físico, digital e biológico, gerando resultados e transformações realmente necessárias para o trabalho e vida humana. Questões como IA, IoT, biologia sintética e os Sistemas Ciber Físicos (CPS), máquinas industriais, isto é, as novas tecnologias, vinham sendo adotadas pelo mundo todo, inclusive em nosso país.
 
Mesmo que enfrentássemos algumas dificuldades adicionais devido ao nosso histórico de adversidades enfrentado pelas indústrias nas últimas décadas, este era o cenário pré-Coronavírus.
 
Atualmente, em 2020, onde tudo está se transformando ainda mais e, mesmo que com pontos negativos, é possível também vislumbrar um futuro otimista, porém, a longo prazo.
 
Especialistas no mundo todo vêm defendendo um mundo novo, onde teremos que, inevitavelmente, um mundo mais carente a curto prazo, ou seja, em relação a alguns recursos previstos para pesquisa e desenvolvimento ou para investimentos em tecnologias disponíveis, serão destinados para sobrevivência e reforço do caixa.
 
Já em um segundo momento, estaremos focados na recuperação destes recursos. Assim, cada setor irá começar a avaliar como será a velocidade da retomada e o tamanho de cada mercado pós-Pandemia. 
 
A partir daí, viveremos uma aceleração muito forte na adoção de novas tecnologias e, as transformações que já estavam em curso, serão retomadas – fazendo-se valer o futuro otimista a longo prazo.
 
Mas, o que realmente nos faz pensar desta forma?
 
Novas oportunidades surgirão
 
Com toda certeza, este novo mundo que está sendo abordado, demandará soluções diferentes das já existentes e, para que o mercado consiga atender às novas expectativas de consumo e comportamento da sociedade, as organizações terão que se reinventarem, desenvolvendo soluções que atendam os novos paradigmas da cadeia produtiva e da população.
 
Assim, a indústria 4.0, máquinas industriais e tecnologias de ponta, serão mais necessárias do que nunca. Podemos esperar um novo mundo pós-pandemia.
 
 
Você já conhece a FAREMAC Máquinas?
 
Somos uma empresa que se mantém em constante desenvolvimento, onde o rumo do mercado é decisivo para as nossas tomadas de ação. Assim, queremos revolucionar a forma como você comanda as suas operações.
 
Com nossas máquinas industriais e projetos desenvolvidos a partir da sua necessidade, estamos prontos para encarar este novo mundo pós-Pandemia ao seu lado.
 
 
Revolucione a sua empresa você também!
 
Entre em contato e conheça tudo o que podemos proporcionar a você:
 
(54) 3292-5444 | faremac@faremac.com.br
Rua Hilário Fontana, 333, B. Granja União | Flores da Cunha – Rio Grande do Sul.
Voltar