Conheça o 'novo normal' da indústria 4.0

20 de julho de 2020
Um novo cenário está prestes a aparecer, entretanto, os desafios para a sociedade, economia mundial e a indústrias, serão muitos.
Segundo dados, hoje a indústria representa menos de 10% do Produto Interno Brasileiro (PIB), mantendo o Brasil em 69ª posição no Índice Global de Inovação. Ou seja, o ‘novo normal’ refere-se a um mundo em exponencial para avançar e ganhar espaços cada vez maiores nestes números apontados.
 
Para isso, vai ser preciso muito mais do que já estamos vendo e vivendo ao longo de todos esses anos. Contudo, se faz cada vez mais essencial buscar se reinventar para enfrentar essa fase que se instala com a disseminação da Pandemia.
 
E a indústria 4.0 é um dos caminhos para adentrar nesse estágio do ‘novo normal’.
 
Mas, para começarmos a falar sobre a indústria 4.0, é preciso ampliar a visão e entender como define-se a quarta revolução industrial. Afinal, são diversos os conceitos que existem, como a Internet das Coisas (IoT), a robótica, big data, segurança cibernética, manufatura aditiva, tecnologias integradas, realidade aumentada, ciência de dados, entre outros.
 
Internet das Coisas (IoT)
Refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. A Internet das Coisas nada mais é do que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados. Essencial para os dias de hoje.
 
A robótica
Um segmento tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados automaticamente por circuitos elétricos.
 
Big data
A área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.
 
Segurança Cibernética
É um conjunto de práticas que protege informação armazenada nos computadores e aparelhos de computação, transmitida através das redes de comunicação, incluindo a Internet e telefones celulares.
 
Manufatura Aditiva
Termo utilizado para descrever o processo de manufatura através do qual operam diversas ferramentas, como a que ficou conhecida como “impressora 3D”.
 
Tecnologias Integradas
Através de um sistema, oferece a possibilidade de juntar vários setores em uma única central, além de interconectar rádios de qualquer tecnologia, ou seja, abrange do analógico ao digital.
 
Realidade Aumentada
Designa-se realidade aumentada, integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. Como por exemplo a combinação de um código QR e um programa de computador.
 
Ciência de Dados
Uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.
 
 
Com o avanço de estudos científicos nessas áreas, já é de se observar e concluir que estes conceitos são fundamentais para o mercado. Entretanto, com tudo o que estamos sofrendo, é fundamental que exista um trabalho assertivo nas plantas industriais com o objetivo de melhor alcançar essa quarta revolução industrial, aumentando assim, o nível de excelência a partir de melhores decisões operacionais.
 
E você, como está se preparando e preparando a sua empresa para o ‘novo normal’, novas possíveis tecnologias e indústria 4.0?
 
Conheça a FAREMAC Máquinas e reinvente a forma de operação da sua empresa.
 
Somos uma empresa que se mantém em constante desenvolvimento, onde o rumo do mercado é decisivo para as nossas tomadas de ações e decisões. Assim, nos transformamos e desenvolvemos projetos inovadores, de acordo com as suas necessidades.
 
Entre em contato com nossa equipe e conheça tudo o que podemos proporcionar a você:
 
(54) 3292-5444 | faremac@faremac.com.br
Rua Hilário Fontana, 333, B. Granja União | Flores da Cunha – Rio Grande do Sul.
Voltar