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Programa 5S: o que é e como implementá-lo em sua empresa

08 de marzo de 2021
Metodologia traz melhorias e pode ser aplicada em empresas de diversos segmentos
O Programa 5S surgiu em 1950, em meio a um Japão destruído pela Segunda Guerra Mundial. Iniciativa do professor Kaoro Ishikawa, a metodologia foi criada com o propósito de aumentar a produtividade econômica do país. Para isso, buscava, inicialmente, organizar equipamentos, materiais e trabalhadores, de modo com que as atividades das indústrias fossem realizadas de maneira eficaz. 
 
Ao longo do tempo, o 5S foi aperfeiçoado. Atualmente, pode ser aplicado em empresas de diferentes segmentos. Além disso, deixou de se referir apenas à organização física dos negócios e hoje está ligado aos processos de trabalho como um todo e ao controle de qualidade. Entre os seus benefícios estão: 
 
- Aumento da produtividade dos funcionários;
- Aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
- Identificação de possíveis falhas e pontos de melhoria nos processos de trabalho;
- Melhoria do ambiente e a qualidade do trabalho.
 
Mas... O que são os 5S? Eles são os cinco sensos que norteiam a metodologia. Conheça-os abaixo:
 
- Seiri (Utilização);
- Seiton (Ordenação);
- Seiso (Limpeza);
- Seiketsu (Saúde e Padronização);
- Shitsuke (Disciplina e autodisciplina). 
 
Para implementar o Programa 5S com eficiência na sua empresa, tenha em mente esses verbos: 
 
1) Levantar: faça um levantamento de todos os processos atuais do negócio. Somado a isso, cheque como está, por exemplo, a organização de documentos e gavetas.  
 
2) Treinar: leve a cultura do Programa 5S à equipe por meio de treinamentos. Parte dos funcionários podem se tornar facilitadores. Ou seja, podem levar a mensagem do 5S aos seus colegas e, periodicamente, avaliarem o cumprimento das normas. Assim, há garantia de melhoria contínua dos processos.
 
3) Organizar: verifique armários, caixas e gaveteiros. Mantenha esses espaços organizados e armazene os objetos de acordo com sua utilização. Também é importante verificar todos os esses locais para que os funcionários saibam o que estão dentro deles, encontrando-os facilmente. 
 
4) Oficializar: a implementação do Programa 5S precisa ser oficializada. Para isso, a sua empresa pode criar uma cartilha, impressa ou on-line, que destaque a importância e os objetivos da iniciativa, por exemplo. Cronogramas de avaliação interna devem ser divulgados por e-mail ou em murais de comunicação. Um manual de procedimentos para familiarizar os trabalhadores à nova cultura também pode ser uma ótima pedida!
 
5) Monitorar: para que as melhorias propostas pelo 5S sejam cumpridas de fato, é necessário monitorar as ações continuamente. Nesse sentido, os facilitadores devem realizar auditorias periodicamente. O objetivo? Verificar a organização e o cumprimento das normas. 
 
Agora que você já está por dentro do Programa 5S, que tal aplicar essa facilidade no seu negócio?
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